domingo, 9 de outubro de 2016

Subliminal : Instalação e utilização.

O popular Kodi já possui alguns addons para procurar legendas para os vídeos de diversos sites da Internet como o OpenSubtitles. Mas há uma coisa que o Kodi não faz que é colocar legendas nos vídeos antes da sua visualização e em múltiplos ficheiros, pastas ou subpastas. Para isso temos este Subliminal.


Subliminal é um programa em python para procurar legendas de vários sites da Web. Efetua o downloads das legendas para múltiplos ficheiros de vídeo, em varias línguas e com varias opções tudo ao mesmo tempo e de uma só vez. Subliminal não possui interface gráfico para a sua utilização, tudo em feito/programado em modo consola.

Subliminal é uma ferramenta ideal para terem instalado no vosso servidor ou HTPC e que esteja programado para correr de X em X tempo para colocar às legendas nos vídeos automaticamente e sem qualquer interceção da vossa parte.
Vou dar como exemplo a instalação do Subliminal numa maquina/servidor que corre o Debian. Nessa maquina vou correr o comando para o Subliminal uma vez por dia automaticamente com parâmetros para "apanhar" legendas não só em diversas línguas mas também com outros critérios...

1 - Subliminal pode ser facilmente instalado através do pip-install. É o método ideal para resolver dependências necessárias:
sudo apt-get install python-pip
sudo pip install subliminal

2 - Se tudo correu bem, o Subliminal e todas às dependências foram instaladas corretamente. Na consola podemos já pesquisar por legendas utilizando alguns das suas opções:
subliminal download -m 50 -l pt -l pt-BR -l en -a 1w /home/nasp/videos

E no exemplo acima, estou a pesquisar por legendas: (-m) min-score de 50, (-l) em PT, pt-BR, EN, (-a 1w) para vídeos copiados para a pasta /vídeos há menos de uma semana. 

3 - Mas o principal interesse é adicionarmos esse comando como tarefa do sistema para correr automaticamente. Para isso utilizamos o Cron:
crontab -e

E no ficheiro aberto, e na ultima linha colocamos o seguinte: Depois é fechar com CTRL+X guardando alterações:
0 3 * * * /usr/local/bin/subliminal download -m 50 -l pt -l pt-BR -l en -a 1w /home/nasp/videos/ >> /home/nasp/cron_subliminal.log

O comando correrá todos os dias às 3 da manhã, com o ficheiro de log a ser escrito em /home/nasp/cron_subliminal.log para podermos ver o registo de cada vez que o programa correu.

Atenção que em cronjobs, o comando têm que estar com todos os caminhos corretos. Mesmo o da localização do Subliminal em /usr/local/bin porque de outro modo não funcionaria.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: