sexta-feira, 22 de julho de 2016

SDCard, Backups com o sistema em utilização

Fazer backups do SDcard do Raspberry Pi não são novidade aqui no blogue. Haverá de chegar a altura que é essencial dispor de backups do cartão de memoria. Seja para restaurar um sistema corrompido ou seja mesmo para copiar tudo para um novo cartão e um novo Raspberry.

Para fazer os backups do cartão, já por aqui deixei duas ou três opções como esta e mais esta por exemplo. E qualquer uma destas opções são melhores que a opção que vou descrever hoje. Ao invés de retirarmos o cartão do Raspberry, vamos efetuar o backup a partir do próprio RPi com o sistema em utilização. É mais pratico certamente, mas... Esta opção não é pois a mais indicada e apresenta alguns problemas que no entanto podem ser resolvidos em mais de 90% das vezes ou em todas às vezes que experimentei.


Assim antes de começarmos devemos ter obrigatoriamente um armazenamento externo montado no sistema como uma penUSB, um disco externo, ou uma qualquer localização de rede. Depois acedendo à consola digitamos (com às devidas alterações):

sudo dd if=/dev/mmcblk0 of=/media/USB/raspbian_rpi2.img bs=1M &

O processo demora largos minutos, e por isso o no final do comando para este ficar a correr até estar terminado. Este comando copia todo o cartão mmcblk0 ficando um backup .img utilizável depois com o DD ou com o Win32 Disk Imager. 

Como o backup é feito com o sistema montado e em utilização, o mais provável é ficarem erros na partição do sistema. São esses os problemas que não conseguimos contornar mas que dão para resolver... A opção é quando introduzirem o cartão no Raspberry, o Raspbian automaticamente detecta e corrige esses erros. Ainda existe sempre a opção também de verificar e corrigir o cartão no computador com o GParted por exemplo.

Como explicado esta opção serve para quem não pretende retirar o cartão do Raspberry, mas que pretende à mesma criar um backup. Funciona no Raspberry, funciona também na Cubietruck e provavelmente em outros sistemas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: