terça-feira, 1 de março de 2016

Novo modelo Raspberry Pi 3!

O Raspberry Pi já fez 4 anos, e durante esse tempo já conquistou o estatuto de computador popular. E a versão 3 já foi oficialmente anunciada estando desde já disponível para venda pelo mesmo preço de sempre os 35€! 
Este modelo 3 aparece exatamente um ano depois do modelo 2 com a fundação Raspberry a cumprir o que vêm dizendo... oferece mais pelo mesmo preço. 


Esta nova versão "3B" vêm com um novo processador Quad-Core de 64bits, mais os tão esperados módulos onboard de Wifi e Bluetooth. Tudo o resto é exatamente o mesmo só mudando de sítio os leds e mantendo a compatibilidade total do software e hardware atual.

Para quem ainda não tem um destes computadores... este é o modelo ideal para comprar agora. No entanto para aqueles que já possuem o modelo 2, ainda pode ser um pouco cedo mas parece-me desde já que os ganhos serão poucos e que em muitos dos casos não valerá o upgrade. Veremos agora se este Pi já consegue os 1080p em HEVC por software! Se sim será então uma boa razão para o upgrade caso tencionemos utilizá-lo como Media Center com o Kodi.

A questão do SoC ser de 64bits, é que é um pouco pertinente no sentido em que existe muito pouco software para tirar partido desses bits todos. É que por este andar da carruagem... mais depressa sai um novo modelo do que chega o Raspbian ou o OpenELEC ARM de 64bits!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: