domingo, 29 de novembro de 2015

Raspberry Pi Zero + Kodi : Opinião

Esta semana com o lançamento do novo modelo da família Raspberry, o RPi Zero chegamos ao "ponto" em que uma placa de hardware que custa apenas 5 dólares é suficiente para correr o Kodi. E valerá a pena ?


Bem a minha opinião baseia-se na experiência que tenho com todos os modelos Raspberrys anteriores a este, e ainda mais como utilizador do XBMC/Kodi há anos e anos. É verdade não tenho ainda este modelo que seria o mais importante para uma opinião mais correcta mas quando o hardware é o mesmo não vai fugir muito.. ;)


A fundação Raspberry lá vai desenvolvendo modelos e revisões atrás umas das outras deste popular computador que é o Raspberry. Acho curioso que eles, conseguem lançamentos "à Apple" no sentido em que anunciam o produto e no dia seguinte ele esta disponível para venda. E depois que base melhor para o sucesso que é lançar sempre modelos compatíveis com o software anterior para contentamento da comunidade.

Valerá a pena então comprar um RPi Zero para utilizar com o Kodi ? Se começarmos a fazer contas percebemos rapidamente que não são precisos apenas os 5 dólares que custa a placa se não tivermos em casa o resto dos cabos e de tudo o que é preciso:

  • Uma placa RPi Zero, óbvio!
  • Um cartão Micro-SD (Preferência Class 10) 
  • Um cabo ou adaptador Mini-HDMI para HDMI
  • Uma penWifi ou um adaptador USB para ethernet
  • Um cabo Micro-USB de 5V para alimentação
  • Um cabo Micro-USB Fêmea (Equipa a placa com uma porta USB utilizável)

Isto é o mínimo e muitos acabarão por não dispensar em adicionar um HUB-USB com transformador para alimentar o Raspberry, e ao mesmo tempo fornecer mais portas USB para conectar mais dispositivos como um comando remoto por exemplo. Agora é só somarem os preços dos componentes...


Em utilização com o Kodi não terão grandes problemas na visualização de diferentes conteúdos de media, pelo menos nos que são mais utilizados actualmente na internet para streaming. Já em experiência de navegação nos menus do Kodi, este modelo Raspberry vêm já com o overclock turbo activado. E por isso os tais 40% de performance adicional em relação aos primeiros modelos como eles dizem. Ainda que acredito que o chip tenha sido revisto, pois muitos dos anteriores não suportavam o modo overclock turbo por isso alguma coisa foi feita. 

Mas tudo isso pode não satisfazer porque efectivamente é lento em muitas das tarefas dentro do Kodi e na utilização de addons que esgotarão os 512MB de ram da placa. Será engraçado para mostrar a amigos com o Kodi a correr, mas para uma utilização mais intensiva com maior regularidade e não dispensado alguns dos cabos que são precisos no modelo Zero, o Raspberry Pi 2 é uma compra mais acertada ainda que custe certa de 7 a 8 vezes mais!! Agora com isto até parece que o modelo 2 é caro... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: