quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Raspberrys, Overclock, RetroArch e Tekken 3

Se pensavam que eu andava já com os meus Raspberrys encostados, estão muito enganados. Tenho trazido poucas novidades aqui para o blogue, mas continuo a gostar de partilhar configurações e experiencias que vêem do bichinho de gostar de mexer nestes gadgets tão populares hoje em dia.

Já deixei aqui no blogue algumas dicas de overclock para retirarmos o máximo dos Raspberry. Hoje trago uma atualização em que incluímos overclock também do leitor de cartões do Pi com ganhos de leitura que vão até aos 100%!! Sim podemos dobrar a velocidade de leitura no cartão de memoria, no entanto a velocidade de escrita essa mantem-se praticamente igual.


Estas configurações já foram testadas por mim em meia duzia de Raspberrys e funcionou em todos eles. Uso só cartões Class 10 da sandisk, fáceis de encontrar por exemplo nas Wortens. Os resultados podem no entanto variar de Pi para Pi e conforme, o cartão, alimentação, etc. Convém sempre é efetuar um backup do cartão antes de começar com este overclock porque se der para o torto o cartão fica corrompido e necessita ser formatado.


Em relação aos diferentes modelos dos Raspberry e para uma utilização de media center com o Kodi... É de todo recomendável o overclock do Pi Modelo B ou B+, ao contrario do seu irmão mais novo o modelo 2. O RPi 2 é de outro campeonato por assim dizer e não vejo necessidade disso a não ser que queiram retirar o máximo dessa pequena board para por exemplo juntarmos ao Kodi o RetroArch com alguns emuladores e com o Tekken 3 como veremos depois ;)

Para os Raspberry 1 é editar a config.txt com o seguinte:

 arm_freq=1000
 core_freq=500
 sdram_freq=500
 over_voltage=6
 force_turbo=1
 dtoverlay=mmc
 dtoverlay=sdhost
 dtoverlay=sdhost,overclock_50=100

No passado também tive bons resultados com estas definições.

Já para o Raspberry 2 este não necessita de todo de overclock a não ser que queiram ganhar algum speed com o excelente RetroArch a emular a PlayStation. E sabem vocês que este novo Pi trata mesma a PlayStation por tu.... eheh ;)

Para um mais modesto overclock que funcionará em todos os RPi2... digo eu:

arm_freq=1000
over_voltage=2
gpu_freq=333
gpu_mem=320
force_turbo=0
dtoverlay=mmc
dtoverlay=sdhost
dtoverlay=sdhost,overclock_50=63

Para puxarem ainda mais pelo vosso Pi2, este modo também funciona muito bem. Atenção aos cabos e transformador que alimenta o Pi. Não podem ser dos "chineses":

arm_freq=1000
core_freq=500
over_voltage=4
gpu_mem=320
force_turbo=1
gpu_freq=400
v3d_freq=300
avoid_pwm_pll=1
dtoverlay=mmc
dtoverlay=sdhost
dtoverlay=sdhost,overclock_50=100

Dizer-vós que além de efetuarem primeiro um backup do cartão, tomem nota que o Pi vai aquecer. Principalmente esta segunda configuração para o modelo 2!

Dependendo do ambiente e agora com estes dias quentes de verão é fácil a board chegar aos 70º e poucos graus!! Dissipadores acho-os ainda assim desnecessários, são barulhentos e mesmo sabendo que hipoteticamente estão a encurtar a vida dos componentes da board. Esta se vai demorar menos tempo... é porque irá ser substituída por um modelo mais recente e por vocês.

Agora, OpenELEC + RetroArch é no seguinte vídeo: Nele o RPi2 está com o overclock mais modesto e roda perfeitamente o Tekken 3 a mais de 50 frames por segundo.


Estas ActionCam (SJ4000) por muito populares que sejam, este olho de peixe é que... ;(

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: