segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Cartão SD dos "Chineses" com escrita lenta

Há algum tempo atrás adquiri um daqueles cartões "generosos" em tamanho por uma dezena de €uros na AliExpress. Um MicroSD de 128GB por cerca de 11€!! Vamos lá ver o que daqui sai...


Bem este é daqueles negócios a evitar mesmo. Desde não conseguir formatar o cartão em mais nada do que fat32 - Este não é reconhecido em um par de maquinas fotográficas que experimentei - Até uns estonteantes 1.2MB/s de velocidade de escrita..... Bem aquela das maquinas é de proposito... olha guardar às fotos de ferias numa relíquia destas. Só para quem quer mesmo problemas ;)

Quase, quase a desistir do cartão quando lá arranjei serviço para ele... Mas ainda havia um problema.! Como copiar para lá os ficheiros se alguns até se "perdem" nas transferências devido a velocidade de escrita tão limitada que o cartão têm.

A boa linha de comandos de Linux e o comando scp têm uma opção para resolver isso...

O parâmetro -l limita a velocidade de copia de ficheiros em kbps. Assim usando este comando podemos limitar a transferência de ficheiros para uma velocidade máxima um pouco inferior a capacidade de escrita do cartão. Parece-me bem!

Exemplo:

scp -l 9000 -r /media/videos /media/sdcard/

Este comando em cima copia todas as pastas dentro de videos para dentro da pasta sdcard a 9000kbps que são 1.13MB/s. A esta velocidade demoramos mais de dia e meio a encher os 128GB no cartão!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: