quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Syncthing no OpenELEC

A sincronização de pastas e ficheiros entre varias maquinas é algo de essencial hoje em dia. Não é por acaso que existe um numero crescente de aplicações para isso. Desde a Dropbox ao BTSync até agora este mais recente Syncthing.


Syncthing junta o melhor dos dois mas mantendo-se aberto e sem nada para "esconder". De uma forma descentralizada temos controlo absoluto de onde e para onde vão os nossos ficheiros, e tudo sem quaisquer nuvens pelo meio.

Já utilizo há algum tempo esta aplicação open-source e multi-plataforma. Utilizo-a basicamente para sincronizar pastas entre varias maquinas pela Internet e para todo o tipo de ficheiros. Desde os mais pessoais, outros mesmo de trabalho, ou até aqueles que descarregamos habitualmente da web. E agora com as velocidades de acesso internet a crescerem... faz todo o sentido aplicações como esta instaladas para porque não partilhar também alguns ficheiros de media no OpenELEC ;)

Este passos servem para qualquer distribuição do OpenELEC independentemente da plataforma, mas aqui foram testados no Raspberry Pi...


1 - Precisamos descarregar a mais recente versão do Syncthing para o Raspberry Pi. Atenção que o RPi é um ARMv6 sendo essa versão que devem descarregar. (ARMv5 ou ARMV7 no entanto também devem funcionar):

2 - Depois precisamos de descompactar o ficheiro tar.gz copiando depois o ficheiro syncthing para o OpenELEC no Raspberry Pi. Eu copiei-o para a raiz da storage no OpenELEC por SFTP.

3 - Neste passo temos que entrar no RPi por SSH para o seguinte:

O syncthing é executável:

chmod +x /storage/syncthing

E como precisamos que o syncthing inicie automaticamente com o OpenELEC:

nano /storage/.config/autostart.sh

E copiamos para o ficheiro autostart.sh:

#!/bin/sh
/storage/syncthing &

O ficheiro é executável claro:

chmod +x /storage/.config/autostart.sh

4 - Ainda antes de efectuarmos um reboot, vamos arrancar já com o syncthing na command line:

/storage/syncthing

O primeiro arranque demora um pouco... esperamos até que o syncthing crie os seus ficheiros de configuração. Esse ficheiro que queremos fica em /storage/.config/syncthing/config.xml

Fechamos o syncthing com CTRL+X e vamos abrir esse ficheiro de configuração:

nano /storage/.config/syncthing/config.xml

E no campo:

  gui enabled="true" tls="false"      address>127.0.0.1:8080

Mudamos para (Se tiverem a porta 8080 já ocupada mudem para outra) :

    gui enabled="true" tls="false"    address>0.0.0.0:8008

Fechem gravando às alterações efectuadas. Agora a partir de qualquer computador na rede local têm acesso ao interface web do synchting em http://ip_do_raspberry:8008 



Depois de efectuarem todas às configurações no interface web, já definiram quais pastas a partilhar e com quem... Aconselho a desactivarem o interface web no caso de usarem este Syncthing no Raspberry Pi. Tudo porque consome alguns recursos extra muitos, e depois de tudo configurado tão cedo não precisam de mexer em mais nada. O RPi agradece ;)

Isso pode ser feito há mesma no passo 4 em:

gui enabled="true" tls="false" para  gui enabled="false" tls="false"

E pronto alguém quer partilhar comigo alguma coisa ?.... joking ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: