segunda-feira, 24 de novembro de 2014

A Super Multi-Pen USB: 3ª Parte (Parted Magic)

E depois de algum tempo cá volto à carga com a Super Multi-Pen USB em mais um capitulo (3ª Parte) em que vamos instalar na penUSB agora o Parted Magic!

E o que é o Parted Magic:

O Parted Magic é uma distribuição de Linux que já cá anda há alguns anos e que esta focada essencialmente na reparação e em todas às operações dos discos rígidos e das suas partições. É uma ferramenta essencialmente de recuperação e por isso mais destinada a administradores ou a pessoal que conheça bem este tipo de aplicações. Copiar, clonar ou mover, encurtar, aumentar  ou apagar é com o Parted Magic.


A distro é muito completa e muito bem organizada não lhes faltando claro outros úteis programas como browsers, gestores de ficheiros, tudo o que é preciso para salvarem os vossos dados antes de mandarem o PC para reparação! Sim em caso de virus podem sempre usar este Parted Magic para salvarem algo antes de um possível FORMAT C: ;)


Como nota e antes de avançar com esta tutorial, este Parted Magic como distribuição não é uma aplicação gratuita. Pelo menos nas versões mais recentes... Terão que ser vocês a decidir se vale a pena comprarem uma versão actualizada, ou usarem uma versão mais antiga nos tempos em que era distribuída gratuitamente.

1 - Se ainda se lembram das partes anteriores, basta descarregarem o ISO do Parted Magic e largarem-no dentro da pasta boot-isos da PenUSB.  (/media/nasp/fat32-boot/boot/boot-isos)

Eu estou a usar a versão pmagic_2014_04_28.iso e esta bem como às mais recentes tanto podemos executa-la em modo de 32bits ou 64bits usando um único ISO.

2 - Então vamos editar o ficheiro grub.cfg e adicionar os parâmetros de boot do ISO do Parted Magic. Nota que eu vou adicionar logo parâmetros como o teclado e horas em PT ahhh pois ;)

sudo nano /media/nasp/fat32-boot/boot/grub/grub.cfg

E com o ficheiro aberto para o modo de 32 bits, adiciono:

 menuentry 'Parted Magic i386 2014-04-28 ' {
  loopback loop (hd0,1)/boot/boot-isos/pmagic_2014_04_28.iso
  linux (loop)/pmagic/bzImage iso_filename=/boot/boot-isos/pmagic_2014_04_28.iso keymap=pt timeconfig=Europe/Lisbon
  initrd (loop)/pmagic/initrd.img
}

Para o modo de 64bits, adiciono:

 menuentry 'Parted Magic X86_64 2014-04-28 ' {
  loopback loop (hd0,1)/boot/boot-isos/pmagic_2014_04_28.iso
  linux (loop)/pmagic/bzImage64 iso_filename=/boot/boot-isos/pmagic_2014_04_28.iso keymap=pt timeconfig=Europe/Lisbon
  initrd (loop)/pmagic/initrd64.img
}

Atenção às linhas ou melhor vejam como fica numa imagem antes de salvarem o ficheiro:



Depois é salvarem o ficheiro grub.cfg que no próximo boot desta magnifica Super Multi-Pen USB, terão mais duas opções de arranque com esta adicão do Parted Magic em 32 ou 64 bits.

Recapitulando e desde o inicio temos agora na penUSB o NetbootCD, o OpenELEC em 32bits e  64bits, e o Parted Magic também em 32bits e 64bits. 

Mas estamos longe de ficar por aqui... e na próxima parte deste longo artigo... a ver se não demoro tanto tempo - vamos instalar aquela que é actualmente a minha "respin-distro" favorita, o espectacular LXLE. E tudo há mesma nesta Super Multi-Pen USB!! Fiquem então atentos... ;) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: