segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Syncthing - Sincronização de ficheiros

Recentemente descobri uma alternativa bastante valida ao Dropbox e ao BitTorrent Sync com este novo Syncthing! Este Syncthing é uma ferramenta ainda bastante recente de código aberto e que de forma descentralizada pretende surgir como uma opção a todos os softwares proprietários e a todas as nuvens quando se trata de guardar e sincronizar algo tão pessoal como são os nossos ficheiros!


Syncthing é multi-plataforma e possui autenticação e encriptação TLS. Funciona basicamente da seguinte forma... Por "nós" e por "repositórios": 

Os "nós" são os computadores e os "repositórios" as pastas. Para cada partilha ou para cada sincronização temos que adicionar em ambos os lados (computadores) os "nós" e a pasta "repositório". 

Parece simples mas no entanto não é tão fácil de começar como o Dropbox ou com é partilhar por exemplo chaves do BitTorrent Sync. Eu sou um fã desde tipo de ferramentas e com este Syncthing parece-me que surge realmente uma alternativa que nós dá total controlo de onde e aonde estão os realmente os nosso ficheiros. 

Eu já estou a usar e certamente voltarei a falar neste Syncthing aqui no blogue ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: