quinta-feira, 11 de setembro de 2014

MotionPie - Videovigilância no Raspberry Pi

Agora começa já a não existirem desculpas para montarmos um sistema de videovigilância no Raspberry Pi com este soberbo MotionPie!

E MotionPie é um pequena distribuição de Linux, (cerca de 200mb) para o Raspberry Pi que usa o software motion em conjunto com o motionEye que é o interface web de visualização e configuração. Este sistema operativo não é baseado no Raspbian, pois é gerado através da ferramenta Buildroot.

O MotionPie é bastante recente e encontra-se ainda numa fase de constantes atualizações não deixando de estar apto já a ser utilizado. Eu já tive a oportunidade de o experimentar e fiquei maravilhado com o que vi ;)


Com este MotionPie podemos controlar varias câmeras com o Raspberry Pi. Tirar fotografias ou filmar movimentos detectados, guardar os ficheiros no cartão, na USB ou até em pastas partilhadas na rede. Alertas por e-mail, download dos ficheiros gravados via HTTP a partir do seu interface web e ainda definições de quanto tempo as capturas ficam disponíveis sem serem apagadas automaticamente para gestão de espaço. 

E além da câmara do pi, e das varias câmeras que podemos ligar por USB, o MotionPie também controla (grava a imagem) de outras câmaras por IP!!!.  ;)



Enfim um serie de opções que fazem deste MotionPie um dos melhores projetos que já testei no Raspberry Pi. A manter debaixo de olho ;)

Download e instruções aqui para uso do MotionPie

2 comentários:

  1. Já tenho este sistema de videovigilância no Raspberry Pi à algum tempo (5 estrelas) e já passei pelo zoneminder ... mas até agora este motionpie é o melhor .Já experimentou com ipcam com compressão H264 em vez de MJPEG?
    Luis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não ainda não experimentei... mas cada vez tenho mais vontade de experimentar este MotionPie ;)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: