segunda-feira, 4 de agosto de 2014

A Super Multi-Pen USB: 2ª Parte (OpenELEC)

Hoje voltamos à Super Multi-Pen. E nesta segunda parte se ainda se lembram ficou prometido a instalação do OpenELEC. Pois é vamos começar a misturar sistemas no arranque desta magnifica penUSB ;)

E o que é o OpenELEC:

O OpenELEC hoje em dia é mais conhecido por se tratar de uma das distribuições mais populares para o pequeno Raspberry Pi embora já exista muito antes deste. OpenELEC é um sistema Linux concebido de raiz só para correr o popular XBMC. É muito leve em recursos, pequeno em tamanho e onde tudo esta afinado para nós trazer a melhor experiência possível de um computador media center com o XBMC.


Ainda antes de avançar com às instruções dizer que vamos instalar o OpenELEC de dois modos diferentes. Um para a versão de 2013 com o XBMC Frodo, e o outro para a versão atual de 2014 com a versão Gotham. Obviamente não é preciso instalar às duas versões e também antes de tudo devem escolher se querem versões de 32bits ou de 64bits independentemente do modo de instalação.

1 - Este primeiro modo só serve para a versão do OpenELEC de 2013 com o Frodo. É o método mais fácil e basicamente é só largar os ficheiros KERNEL e SYSTEM na raiz da partição FAT32 da pen. Adicionando claro às respectivas instruções de boot no Grub que instalamos na pen na primeira parte deste artigo.

2 - Acedemos então ao site do OpenELEC e descarregamos a versão que diz OpenELEC Legacy Generic i386 Version:3.2.4. Esta versão é a de 32bits e engloba os drivers gráficos tanto da AMD, como Nvidia ou Intel. Se preferirem podem descarregar a versão de 64bits.

3 - Depois é extraírem o ficheiro de download para uma pasta. Entrem na pasta e dentro da subpasta TARGET, copiem os ficheiros KERNEL e SYSTEM para a raiz da partição FAT32 da vossa pen.

4 - Já com os ficheiros copiados, vamos abrir o ficheiro de configuração do GRUB que esta na pen em "/boot/grub/grub.cfg". Podem abrir o ficheiro com o vosso editor de texto favorito, não mudem é a extensão do ficheiro. Com o ficheiro aberto adicionamos o seguinte:

  menuentry "OpenELEC Generic Frodo 3.2.4 i386" {
  search --set=root --label fat32-boot --hint hd0,msdos1
  linux /KERNEL boot=LABEL=fat32-boot disk=FILE=storage,1024 quiet
}

Antes de salvarem o ficheiro alterem a Label "fat32-boot" para o nome da partição da vossa pen. Assim como o File storage,1024. E explico o que acontece... No primeiro boot do OpenELEC será criado um ficheiro na raiz da pen com o nome de storage com 1024MB que serve de espaço para guardar às configurações e os addons. Podem colocar mais MB ou menos mas lembrem-se que em FAT32 não é possível ficheiros maiores que 4GB. Independentemente disto são depois capazes de utilizar qualquer espaço de armazenamento que esteja ligado a maquina local.

E passamos para o próximo método de instalação do OpenELEC:

1 - Neste método precisamos de criar duas partições adicionais na pen. Eu faço isso sempre com o Gparted. Encolho a partir do fim a partição FAT32 para depois criar duas partições em EXT4 nesse espaço. Uma com cerca de 250MB e outra com o restante espaço para guardar a configuração e os addons do OpenELEC. Esta segunda partição pode ser do tamanho que quiserem, a minha têm cerca de 2GB!


2 - Na primeira partição dêem o nome de System (a de 250MB) a outra fica com o nome de Storage.

3 - Voltamos ao site da OpenELEC e descarregamos então agora a versão mais recente. OpenELEC Stable - Generic x86_64 Version:4.X.X. Novamente se quiserem podem descarregar uma versão de 32bits.

4 - Com o ficheiro descarregado e extraído, é entrarem dentro da pasta TARGET e copiarem os ficheiros SYSTEM e KERNEL agora para a raiz da partição com o nome de System e que têm 250MB de espaço.

5 - Ficheiros copiados é abrirem o ficheiro grub.cfg ("/boot/grub/grub.cfg") e adicionarem os parâmetros de arranque:

  menuentry "OpenELEC Generic Gotham X86_64" {
  search --set=root --label System --hint hd0,msdos2
 linux /KERNEL boot=LABEL=System disk=LABEL=Storage quiet
}

Antes de salvarem o ficheiro devem alterar às Labels para os nomes das vossas partições caso tenham usado nomes diferente de System e Storage. (Atenção ao CAPS-LOCK). Ainda onde diz "hd0,msdos2" esta e a partição System que é a 2ª partição da pen. No caso de a vossa ser a terceira, mudem para msdos3.

E pronto temos o OpenELEC instalado na pen, e de dois modos e com duas versões diferentes!


NOTAS FINAIS: Às versões de 32bits do OpenELEC funcionam em maquina de 64bits, mas não o contrario. Devem escolher versões de 64bits se o vosso computador têm mais de 3GB de memoria e mesmo a versão de 64bits é hoje a mais utilizada e têm por exemplo um addon para instalar o Chromium-Browser no OpenELEC em full-screen com o XBMC. A versão de 32bits será mais indicada se pretende rodar o XBMC em maquinas mais antigas.

O método de instalação mais fácil, sem às partições EXT4 não funciona nas versões mais recentes do OpenELEC. Conteúdo o método com às partições EXT4 dá para qualquer versão do OpenELEC, do passado e até às futuras. Incluído os updates do sistema!

Se utilizarem a pen entre vários computadores, será sempre necessário configurar a parte do som nas definições do XBMC em cada boot, já que a configuração fica guardada para a ultima maquina utilizada. Ocasionalmente se mudarem entre uma maquina com gráficos Nvidia, Intel ou AMD podem surgir problemas com o arranque gráfico por causa da configuração. Para resolver isso só apagando o ficheiro de configuração em cada arranque ;(

Na próxima parte deste artigo vamos adicionar o Parted Magic na pen. Fiquem então atentos... ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: