terça-feira, 1 de julho de 2014

Edge of Tomorrow (2014)

Acabei de ver: Edge of Tomorrow (2014)

Neste novo filme de ficção cientifica com o Tom Cruise, temos novamente uma historia de repetições diárias quando um inexperiente soldado (Cage/Tom Cruise) é apanhado por um "loop" temporal em que regressa sempre ao dia anterior cada vez que morre! E em cada regresso, Cage lembra-se sempre de tudo... das conversas com os colegas soldados, dos momentos passados e até da fatídica batalha em que ele acaba sempre por morrer... mas sempre cada vez mais tarde ao evitar às mortes que vai conhecendo ao longo das repetições.

A trama do filme pode parecer confusa inicialmente, mas esta muito bem montada e equilibrada com a obra a centrar-se toda ela nisto das viagens temporais. Não existe espaço para grande conhecimento de personagens nem para explicações ou objectivos da invasão alienígena que às tropas combatem!!! Posso dizer que o filme é um pouco "seco" em muitos e variados aspectos, ou que não aproveita tudo o que poderíamos pensar ao visualizar os trailers. Por exemplo os fatos mecânicos dos soldados são só para "embelezar" tipo cientificamente o filme. Nada de realmente importante é feito ou acontece com esses fatos que funcionam tipo como extras para enriquecer provavelmente e só o que vemos no ecrã!


Mas tenho que vós confessar falando agora um pouco em "SPOILERS", que a riqueza do filme reside no argumento muito bem encaixado nos inimigos aliens, o Omega e o Alfa! Estes explicam muito bem estas viagens e retrocessos temporais em que o Cage é apanhado. O filme nisto é EXCELENTE e certamente foi com base nesta ideia que os produtores disponibilizaram o dinheiro para a produção do filme ;)

Mas existem problemas à medida que o filme se aproxima da cena final onde tudo fica a meu ver muito mal explicado. Não percebi certos diálogos entre o Cage e a Rita (Emily Blunt) que acontecem e que depois não são aproveitados para o final do filme. Não sei se houve algum tipo de esquecimento no argumento se foi para me deixar completamente "seco" e há procura de respostas. Depois mesmo o ato final falha um pouco em acção com pouca tensão e que resultam num twist final muito fraco ;(

Depois de ver este Edge of Tomorrow e sabendo do óptimo consenso que o filme mantém, tenho que o achar demasiado sobrevalorizado! O Oblivion (filme anterior do Tom Cruise), mesmo com alguns problemas ganha muitos e muitos pontos a este Edge of Tomorrow.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: