domingo, 1 de junho de 2014

Grml RescueBoot -Testar LiveCDs no disco rigido

Ultimamente tenho perdido algum do meu tempo em torno dos LiveCDs e do seu arranque a partir de discos rígidos e de penUSB.

Um dos métodos mais fáceis de isso ser feito é com este grml-rescueboot. Um utilitário capaz de fazer "boot" de isos desde que estes tenham um ficheiro especial de configuração (loopback.cfg).

O método é muito fácil mesmo, basta ter o grub correctamente instalado. Depois é instalar o grml-rescueboot e finalmente largar os "isos" dentro da pasta /boot/grml. É ainda necessário actualizar o grub para que este adicione os "isos" ao menu de arranque do grub.


Nem todos os "isos" vão funcionar! Como expliquei só vão funcionar deste modo os "isos" que tenham o ficheiro "loopback.cfg". Este ficheiro esta em /boot/grub/loopback.cfg. Com isto podem previamente saber se este ou aquele "iso" vai funcionar caso o inspeccionem antes ;)

Já existem muitas distribuições que usam esta configuração, como  o Ubuntu, o Linux Mint, e o próprio Grml entre outros....

Para colocar isto então a funcionar a partir de uma distro como o Ubuntu:

1 - Primeiro instalamos o grml-rescueboot:

sudo apt-get install grml-rescueboot

2 - Com o grml-rescueboot instalado, basta copiar os "isos" para a pasta /boot/grml:

sudo cp exemplo.iso /boot/grml/

3 - Finalmente actualizamos o grub:

sudo update-grub

E pronto com este método podemos testar livecds e "isos" sem queimar CDs e sem ser preciso recorrer a maquinas virtuais. É muito útil terem pelo menos uma distro adicionada ao grub para um caso de emergência em que o sistema principal se recuse a arrancar.

Nos próximos tempos aqui no blogue, conto colocar mais algum material relacionado com este artigo e com situações de arranque, recuperação, utilização e teste de computadores. Fiquem então atentos ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: