domingo, 9 de março de 2014

OpenELEC no Raspberry Pi - Arranque fácil por USB

Este método que vou descrever é provavelmente o mais fácil de usar colocando o Raspberry Pi com o OpenELEC a arrancar com a "storage" em armazenamento USB.


Além do sistema ficar mais rápido, podemos usar o modo turbo (overclock do rpi "1000/500/600") com maior sucesso, evitando corrupções no cartão SD.

1 - O que temos a fazer é bastante simples, basta ligar ao RPi uma penUSB ou um disco rígido com uma partição formatada em ext4 e que tenha o nome de "storage". 

2 - Depois na primeira partição do sistema OpenELEC (fat16), teremos que alterar o ficheiro cmdline.txt da seguinte forma: (a negrito é o que temos que adicionar)

boot=/dev/mmcblk0p1 disk=LABEL=storage rootwait rootdelay=5 quiet

E o que fizemos foi indicar no disk=label o nome da partição que vamos usar. Adicionamos também um "delay" de 5 segundos que serve para que o armazenamento USB ficar pronto.

3 - Finalmente teremos que apagar ou mudar o nome da segunda partição do sistema OpenELEC que se chama "storage" para evitar confusões no arranque do sistema com nomes de partições iguais.



Nota: Eu não testei, mas penso que não haverá problemas em dar-se outro nome a partição USB diferente de "storage". Com isso depois já não é preciso efetuarem as alterações do ponto nº3

No caso da utilização de penUSB, recomendo a usarem uma USB 3.0 como a (Scandisk Extreme 16GB) que embora o interface USB do Pi seja inferior, estas também são bem mais rápidas em USB 2.0.

Dica muito fácil e útil até para quando ligarem mais do que um armazenamento USB. Evita-se erros na montagem com o sistema a procurar pela label (nome) ao invés da letra (dev/sda1).

2 comentários:

  1. Muito boa essa dica! Aumenta mesmo o desempenho do RPi! Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite.
    Gostaria de fazer uma pergunta:
    Neste caso de colocar o Label vc nao fala para copiar nenhum arquivo do sd para o hd ... é preciso copiar ?

    Preciso seguir alguns passos do outro tutorial ?
    Como posso saber que o PI esta com o resto do boot para o HD, tem algum comando para saber isso ?

    Grato,
    Luis Ferreira

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: