segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

GeeXbox no Raspberry Pi

Sabem vocês que este software GeeXbox foi mesmo o meu primeiro Media Center que usei por volta de 2002/03. Na época tinha um velho AMD Thunderbird com uma placa Nvidia Riva TNT32 potente o suficiente para ler DVDs ;)


Usava como comando um das placas de TV Pinnacle, e este GeeXbox era usado num CD de arranque  que descarregava o sistema para a RAM em poucos segundos. O CD era ejectado e ficava pronto para lhes colocar um DVD. Nessa altura o GeeXbox era baseado no MPlayer. Esse mesmo MPlayer que foi também usado para o XBMP que apareceu logo depois na consola Xbox. Ao XBMP começou-se a chamar XBMC e vocês já sabem o resto... ;)


O GeeXbox é um sistema operativo completo e que ao longos dos anos mudou bastante o interface até ao atual com o XBMC. O objetivo principal do GeeXbox foi sempre o de criar um sistema capaz de ler todos os conteúdos de multimédia de uma forma simples e pratica para utilizadores com pouca ou nenhuma experiencia.

No passado mês de Novembro o GeeXbox foi lançado na versão 3.1 que trouxe consigo o suporte para algumas plataformas ARM como o Raspberry Pi.

É pois mais uma excelente opção para usar como HTPC no Raspberry Pi caso não estejam contentes com às alternativas já existentes.

Então para colocar o GeeXbox num cartão SD apto para usar no Raspberry Pi e utilizando um computador com Linux na consola :

1- Descarregamos a imagem/versão para o RPi:

wget http://www.geexbox.org/wp-content/plugins/download-monitor/download.php?id=geexbox-3.1.raspberrypi.tar.bz2

2 - Descarregamos o script para gerar o cartão SD:

wget http://www.geexbox.org/wp-content/uploads/2013/11/make-sdcard-raspberrypi.txt

3 - Renomeamos o script com permissão de executar:

mv make-sdcard-raspberrypi.txt make-sdcard

chmod +x make-sdcard

4 - E com um cartão SD no computador (1GB minimo e preferencia Class10):
No exemplo seguinte o cartão esta montado como sdc.

sudo ./make-sdcard /dev/sdc geexbox-3.1.raspberrypi.tar.bz2

Não fechem a consola sem antes terminar a escrita no cartão SD. Demora uns breves minutos, só depois podem remover o cartão e arrancarem com ele no RPi.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: