segunda-feira, 28 de outubro de 2013

PicUntu - Ubuntu nos Rockchip Mini-PCs

PicUntu é uma nova customização do popular Ubuntu para usarmos nos mini-pcs com processador ARM Rockchip RK3XXX. Com isto consegue-se um desktop completo com acesso a todos os pacotes e a todas às aplicações que encontramos habitualmente nos repositórios do Ubuntu. 


A vantagem é óbvia e esta associada ao baixo custo não só energético, mas também ao custo em que podemos encontrar um mini-pc como às pen Android, UG802 e MK808 com o Rockchip RK3066

Nem tudo funciona como se gostaria, coisas como XBMC e jogos 3D não dá por causa da falta de suporte para a aceleração gráfica por hardware... Embora os mais recentes RK3166 que são modelos Quad-Core, sejam já capazes de suportar vídeos em 720p só com o CPU!!!


A instalação parece ser bastante simples por intermédio de cliques em ambiente gráfico que substitui depois o sistema Android dos aparelhos. "Pode ser revertido mais tarde caso tenham um backup da ROM Android" ;)

Estamos numa "época" em que acabaram-se às desculpas para não encostarmos de vez aquele velho computador que queima centenas de watts, e que usamos quase como em unitarefa. Esta aqui mais uma possível solução...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: