terça-feira, 15 de outubro de 2013

Gravity (2013) IMAX 3D

Acabei de ver: Gravity (2013)

Este eu não podia mesmo deixar de ver no grande ecrã em IMAX 3D! Alfonso Cuarón já leva no currículo o excelente Children of Men, ele pensou e consegui fazer melhor com este novo Gravity, o filme do momento!

Sem entrar ao detalhe porque também não conheço, Gravity é filme que não consigo avaliar só com uma visualização. Primeiro porque todo o ambiente em gravidade zero que vimos no ecrã, certamente pretende ser o mais real possível mas no meio de tanto CGI e com tantos efeitos que nós sabemos que são efeitos especiais. Leva-nos a não conseguir distinguir o real do inventado. Isso é bom, mas certamente que Cuarón teve que tomar algumas liberdades... e ficamos sem saber se isto é filme de ficção cientifica ?

Depois há algo que me fez uma enorme confusão e que não posso deixar de comentar... A ausência dos sons e dos efeitos sonoros nas mais movimentadas cenas de destruição dos satélites. Para quem viu o trailer e estava a espera de ser bombardeado com sons por todo o lado, esqueçam que isso não acontece. A fita só não é "muda" porque temos o som da banda sonora e às falas das duas personagens que até são imensas. Sinceramente acho que ficaria bem melhor terem usado então o "silencio do espaço" e cortado também nos diálogos e sobretudo na maneira descontraída como às duas personagens falam entre si.... Não quero dizer com isso que a banda sonora seja imperfeita muito pelo contrario é espectacular. A banda sonora é simplesmente o som do filme e eu tinha-a trocado por cerca de 60% de silencio a mais na fita.

E se até aqui comentei algumas coisas "menos" boas, os elogios acabam por ficar para a componente visual e para os retratos e os planos fabulosos que vimos no ecrã. Depois bem... temos a Sandra Bullock com uma personagem que vai crescendo sempre ao longo da obra num papelaço que ninguém esperaria ver na mesma descontraída e "desmiolada" Sandra que um dia participou no filme "Speed". 

Aquelas cenas sem gravidade no quase agarra-te aqui e acolá são de tirar o fôlego de qualquer um. E não fiquem surpreendidos se o colega ao lado na sala de cinema comece a dar aos braços ;) Por tudo isto acho que daqui por uns anos... largos anos, Gravity ou Sandra Bullock serão relembrados um ao outro. Mas ainda melhor para mim... foi mesmo no final naquele gesto simples "Spoilers" em que os joelhos da Sandra pareciam já ter-se esquecido do que era suportar o peso do corpo ;)

Não percam este e vejam no cinema porque este Gravity é diferente da esmagadora maioria dos filmes que vimos actualmente. Para melhor ou para pior, vocês depois decidem ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: