quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Repetidor Wireless com... Gargoyle

Há pouco tempo descobri que ainda existe uma maneira mais fácil de expandir o sinal wireless em casa quando este não chega a todo o lado. E exatamente o mesmo que fizemos com a firmware da DD-WRT no router 703N. Mas aqui surge como uma alternativa para quem tenha dificuldades em configurar com a DD-WRT.

Ao invês de flashar com a DD-WRT vamos atualizar o pequeno router 703N com a firmware da Gargoyle, que é uma firmware também baseada na OpenWRT, mas com um belo interface de configuração que permite por exemplo configurar o tal "Repetidor Wireless" de um modo ainda mais fácil na minha opinião.




1 - Por isso e com base no mesmo router o TP-Link TL-WR703N, devem baixar a firmware da Gargoyle aqui. Para o 703N e como vamos atualizar da firmware de fabrica chinesa para a Gargoyle baixem a que diz gargoyle_1.5.10-ar71xx-generic-tl-wr703n-v1-squashfs-factory.bin, que na data deste artigo é a ultima versão.

2 - Para atualizart o tp-link 703N sigam os passos do artigo anterior até ao Ponto 4, mas claro atualizando com a firmware da Gargoyle que baixamos em cima. Acho que não existem duvidas ;)

3 - Com o navegador web façam um refresh na pagina ou digitem novamente 192.168.1.1 para aceder agora a configuração Gargoyle do router. A password por defeito é password

4 - Depois de introduzirem a password e no menu do lado esquerdo acedam a Connection/Basic e configurem tudo como mostra a seguinte imagem :


Devem claro, alterar com às vossas opções só nos seguintes campos:

AP/Getaway IP (é o ip do vosso router central, o que distribui os ips)
SSID to join (façam scan e escolham a rede wireless a que se querem ligar)
SSID to Broadcast ( o ssid escolhido por vocẽs para se ligarem ao 703N)
Password ( é a password da rede/ssid to join. Depois é a mesma que o 703N emite)

É pronto têm um novo repetidor wireless que podem usar lá em casa nas zonas em que não têm sinal wireless do vosso router principal. Já sabem... basta colocar estrategicamente este router com esta configuração que fizemos num ponto intermédio da casa.

Ao ligarem-se a rede com o nome colocado por vós no campo "SSID to Broadcast" têm acesso à vossa rede. A porta ethernet também funciona para ligarem outros aparelhos por cabo de rede.

Finalmente convém relembrar que isto de actualizar firmwares é trabalho que envolve algum risco. E no caso do TP-LINK 703N, existem relatos que a mais recente versão de hardware V1.7 não pode ser actualizada com estas firmwares... por enquanto. Mas também nada impede que usem esta configuração em outros routers/ap actualizáveis e compatíveis com a Gargoyle. Tudo deverá funcionar de igual modo.

4 comentários:

  1. Boa tarde,

    Poderia fazer um pequeno tutorial de como fazer esta configuração para ligar a uma FON_ZON, tal como fez com o DD-WRT?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. E ainda mais elaborado seria fazer algo semelhante mas directamente no OpenWRT sem o Luci!
    Isto porque é interessante reciclar alguns routers/APs que não têm suporte no DD-WRT, mas com suporte no OpenWRT.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Nuno. Estou a tentar seguir o tutorial mas quando digito 192.168.1.1 o browser não consegue identificar e diz que 192.168.1.1 took too long to respond. Há alguma coisa que possa fazer para contornar?
    Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se segues o tutorial, já tens a Gargoyle instalada no router e não consegues acederao router...
      Faz assim:

      Vai às propriedades de rede da placa do PC (ligação por cabo) e altera para um edereço estatico tipo.. 192.168.1.10 com mascara de rede de 255.255.255.0 e liga o router ao PC.

      Se tudo correr bem conseguiras aceder ao endereço do router com 192.168.1.1. A partir dai configuras a rede e o sinal wireless do router e quando estiver tudo salvas às definições do router.

      Desligas tudo, e voltas a colocar nas propriedades da placa tudo como estava antes por DHCP.

      Não sei se percebestes...

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: