domingo, 26 de maio de 2013

Listas de bloqueio de IPs no Transmission

Uma das opções mais úteis que dispomos no popular cliente de torrents Transmission "que por acaso até o instalámos no RPi", é a possibilidade de adicionarmos listas de bloqueio de IPs.

Estas listas de bloqueio de IPs são bastante úteis para quem se preocupa com alguma privacidade na web. Com uma lista de bloqueio destas numa partilha P2P como são às torrents, resulta logo numa maior segurança para o utilizador. Essa lista depois funciona como um filtro não permitindo que exista troca de dados entre o vosso IP e os IPs que se encontrem listados.

Existem várias listas destas na web (I-Blocklists ou Bluetack), e adicionar uma ao Transmission é muito fácil podendo ser feito através de ficheiro ou mais facilmente adicionando a URL da lista nas configurações e definições do Transmission.

Por exemplo basta visitarem o site I-Blocklists e escolherem a lista level1 que é uma das mais utilizadas. Esta é uma lista em que se encontram IPs conhecidos de entidades e organizações anti-p2p.

O endereço dessa lista é :

http://list.iblocklist.com/?list=bt_level1&fileformat=p2p&archiveformat=gz

Abrindo o interface web do Transmission (http://ip_da_maquina:9091/transmission/web/): 

Nas Definições e no separador Peers e só adicionarem esse endereço em Enable Blocklist, fazendo o respectivo Update:


Demora uns breves segundos antes que o Transmission mostre o numero de regras de bloqueio. Na figura são 229.665 as regras com que o Transmission terá que lidar! 

Com isto o Transmission também ficará um pouco mais pesado em sistemas mais fracos como o Raspberry Pi, no entanto compensa bem logo em algo tão importante como é a segurança ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: