sábado, 27 de abril de 2013

BitTorrent Sync no Raspberry Pi

Este novo serviço lançado sobre o mais popular dos protocolos P2P é quanto a mim uma nova revolução que esta para chegar e que dará novos contornos a partilha de ficheiros. O BitTorrent Sync!



Se pensávamos que já nada parava a nuvem computacional pimba, chega-nos agora este serviço capaz de concorrer de forma vencedora sobres outros serviços como a Dropbox que até já nos habituarmos a usar no dia a dia...


Mas a BitTorrent Sync é diferente e não armazena nada na nuvem, tudo fica numa maquina local, no vosso computador ou no vosso NAS. Imaginem que instando o btsync em duas maquinas podem sincronizar os ficheiros entre elas facilmente pela rede local. Isto resulta provavelmente num dos modos mais fáceis de criar um sistema de backups na rede dentro de casa. É algo como backups para totós, sem mais nem menos ;)

É claro que também pode ser usado pela internet com amigos ou com maquinas no trabalho e etc, mas com isso é melhor negociarem antes uma boa ligação de uploads com o vosso fornecedor de internet.

O programa é gratuito mas não é open source, e pode já nesta fase Alpha ser instalado e usado em vários tipos de maquinas e sistemas operativos. A transferência de ficheiros e a sua sincronização é encriptada. Todas às pastas partilhadas ficam com uma chave encriptada e é essa chave que permite que outros computadores acedam a esses ficheiros. Por enquanto não existe troca de ficheiros .torrent, mas sim troca de chaves!

Essas chaves podem até ser diárias de modo a que outros usuários não passem a chave a desconhecidos. Opções para partilhas de pasta em modo de leitura ou de escrita são outras das opções que dispomos já neste BTSync.

Onde acabei por experimentar este novo serviço foi imaginem no Raspberry e na distro Raspbian que venho usado para as brincadeiras. Corre bem mas atenção, ao adicionarmos às pastas a partilhar dependo do numero de ficheiros e do seu tamanho, pode ocupar totalmente o RPi na indexação das mesmas. Por isso é coisa que façam numa altura mais desocupada do Raspberry... Já a gestão é feita via interface web na porta 8888.

1 -  Para instalar então o btsync no Raspbian e na consola:

wget http://btsync.s3-website-us-east-1.amazonaws.com/btsync_arm.tar.gz

2 - Desempacotamos o arquivo:

tar xvzf btsync_arm.tar.gz

3 - Para iniciar o programa basta (o ficheiro já é executável):

./btsync

Com um navegador web, e no seguinte endereço podem desde já começar a adicionar pastas:

http://ip_do_raspberry:8888/gui



O que acho também assinalável nesta parte inicial deste serviço, é o executável do btsync "parecer" trabalhar em ambiente Linux sem necessitar de dependências. E digo isto porque já o experimentei no OpenELEC em versão ARM. Parece-me que basta uma maquina Linux (Routers) onde existe acesso à linha de comandos (Telnet ou SSH) para colocar-mos o btsync em funcionamento.

1 comentário:

  1. BitTorrent Sync parece se uma excelente aplicação, quando chegar o meu Pi vou experimentar, continua o bom trabalho...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: