segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A caixa PirateBox!

A caixa que apresento a seguir é uma criação de David Darts com inspiração nos movimentos da livre partilha de conteúdos e das rádios piratas. David criou este projeto inteiramente com software livre e nele criou um sistema "sem internet" para partilha de ficheiros tipo p2p. Foi assim que nasceu a PirateBox...


A PirateBox roda um servidor web em python que permite que utilizadores ligados à caixa por sinal WiFi façam downloads ou uploads de ficheiros no anonimato com total segurança. Não é guardado qualquer log no sistema! É também possível os mesmos utilizadores trocarem mensagens por chat, tudo no anonimato e sem qualquer acesso a internet. Este incrível projeto é não só ideal para levar para os ciber-cafés, para às universidades ou para uma "lan-party", como também pode ser montado em casa no caso de viverem em zonas de grande densidade populacional...lol ;)


Já existem bastantes exemplos na web com esta PirateBox, e muitos usam um simples router com firmware DD-WRT ou OpenWRT com o software PirateBox devidamente instalado. Claro que pode-se instalar também em servidores Debian ou Ubuntu... existe também a possibilidade de instalar e montar uma PirateBox no pequeno Raspberry Pi.

Com energia a baterias ou mesmo ligado a tomada eléctrica encontram-se exemplos deste projeto nos mais incríveis... lugares:



O projeto encontra-se até licenciado na Free Art License, é totalmente seguro e legal. E para o caso de estarem já com vontade de criarem também a vossa PirateBox, recomendado uma passagem por esta pagina.

Humm... eu cá por mim acho que vou dar trabalho a algum router que por cá tenha encostado... ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: