terça-feira, 6 de novembro de 2012

Backups do SDCard no Raspberry Pi

Com tantas configurações e com tantas instalações de programas no meu RPi com o distro Raspbian, esta na hora de efetuar um backup do cartão SD.

É verdade que os cartões SD já são bem baratos e até existem alguns fabricantes a darem garantias de 10 anos para os cartões que fabricam. Mas um cartão SD de memoria flash mais tarde ou mais cedo dará o "berro" com tanta escrita que um sistema operativo acaba por fazer.


Assim nada melhor como ter backups do cartão numa imagem que pode ser restaurada mais tarde se algo correr mal, e com isto mantendo tudo como antes a funcionar. 

Isto podia-se fazer de inúmeras maneiras... desligando o RPi, retirando o cartão e levando esse cartão para outro computador. Mas melhor ainda é fazer esse backup no próprio RPi usando o velho comando dd.

É claro que precisa-se ter algo fisicamente ligado ao RPi, como um disco rígido ou uma USB-Pen maior que o cartão de memoria onde roda o sistema operativo. Então para efetuar o backup do cartão para o disco rígido o comando dd é o seguinte (tudo executado na mesma linha): 

dd if=/dev/mmcblk0 of=/home/pi/downloads/USB/BackupSDCard.img

Onde o if =(é o cartão do RPi) e o of=(é o caminho de uma pasta do disco + nome da imagem)

Este processo demora alguns minutos dependendo do tamanho do cartão e da sua velocidade, por isso não fechem a consola sem o processo terminar. Ou então adicionem um & ao comando para que o processo corra em background:

dd if=/dev/mmcblk0 of=/home/pi/downloads/USB/BackupSDCard.img &

Para restaurar dou o exemplo do novo cartão ligado a uma maquina linux que pode ser o próprio RPi desde que tenha um cartão SD adicional num qualquer slot USB:

dd if=/home/pi/downloads/USB/BackupSDCard.img of=/dev/sdX

Em que /dev/sdX é a letra atribuída pelo sistema Linux ao cartão SD (ex: sdc). Para descobrirem  essa letra,  o comando df dá uma boa ajuda! ;)

Mais tutoriais para o RPi:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: