segunda-feira, 25 de junho de 2012

Raspberry Pi com o XBMC - Como é ?

Agora que já levo mais de uma semana de brincadeiras com o meu Raspberry PI, já posso vós dizer o que vale este pequeno computador com o XBMC instalado!


Actualmente usar o XBMC no Raspberry Pi podemos escolher entre duas possibilidades, a versão do OpenElec para o RPI, ou a distribuição própria do Raspbmc. Não existem grandes diferenças entre elas, sendo que ambas estão sendo desenvolvidas praticamente em conjunto fazendo que os + e os - de uma, sejam iguais na outra.

A verdadeira diferença entre elas é que o OpenElec é um distribuição fechada que não permite a instalação de software sem ser pelos add-ons presentes no XBMC. O OpenElec também de um modo geral é mais fácil de instalar ou pelo menos de começar logo a usar já que também têm logo configurada a rede samba nas pastas que ficam no cartão SD. Algo que pode ser muito útil para quem pouco percebe de Linux e de linha de comandos...

Quanto ao Raspbmc é o XBMC instalado dentro duma versão do Debian Squeeze. Este oferece outras potencialidades como instalar pacotes de software via apt-get dos repositórios do Debian. Podemos pois colocar programas a correr em segundo plano e aproveitar melhor às ainda assim limitadas capacidades do Raspberry Pi.

Tenho dois cartões SD de class 4, um com cada distribuição e tendo experimentado ambas volto a dizer que não existem diferenças de performance. Ligando o RPI num Plasma a 1080p reproduzi quase sem problemas vários formatos e codificações de vídeos. Quase sem problemas porque em ficheiros .mkv de 1080p H264 com som DTS, existem paragens rápidas e em ciclos de tempos de 2 em 2 segundos. Não são problemas de buffer, pelo menos eu acho que não e pelo que pesquisei existem outros utilizadores com o mesmo problema.

A maioria dos add-ons que utilizo (xbmc-subtitles, youtube) também funcionou logo. Já os menus do XBMC não são tão rápidos quanto se deseja, sendo no entanto minimamente aceitáveis. Mesmo em modo de biblioteca com a base de dados partilhada no meu servidor Unraid e com a pasta das Thumbnails também no NAS, o resultado convenceu-me! E este modo de biblioteca sem os ficheiros no local (cartão SD), atrasa sempre a visualização das capas e fanarts dos ficheiros nos menus do XBMC. Mas isto é algo que no entanto é opcional e por isso fácil de contornar.

Mesmo com o problema da reprodução de vídeos .mkv a 1080p que falei o resultado é no geral bom para não dizer SUPER se levarmos em conta o preço do Raspberry PI. E isto é afinal o pior que podemos vir a ter do XBMC no Raspberry Pi, pois as distribuições encontram-se ainda em fase beta de desenvolvimento e as melhorias estão já ao virar da esquina... ;)

Por cerca de 35€ mais o preço de um cartão SD, esta é sem duvida a opção mais barata de utilizar o XBMC como Media Center. É uma opção ainda melhor que a AppleTV2 que tem algumas limitações que este Raspberry Pi que custa menos de um terço dela não têm!

Links:
http://openelec.tv/
http://www.raspbmc.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: