segunda-feira, 18 de junho de 2012

Prometheus (2012)

Acabei de ver: Prometheus (2012)

Dizem que o inglês Ridley Scott é um dos grandes responsáveis pelo cinema Scifi que vimos posteriormente nos anos de 80 e 90 e da qual não escondo sou grande fã. Mesmo não gostando tanto do Alien como do Aliens, e sem que Blade Runner entre no grupo dos meus favoritos, este Prometheus era inevitavelmente um dos filmes que mais queria ver este ano!

Prometheus é uma obra ainda assim distante do Alien pois têm uma historia e ambiente próprio não havendo lugar para o horror de Alien ou para a ação de Aliens. Mas Prometheus em alguns aspectos consegue ser superior pois têm um argumento muito bom e que trata tudo com muitas perguntas e com muito poucas respostas. É capaz mesmo de nós fazer pensar em múltiplas teorias e hipóteses logo que saímos da sala de cinema... e sair a falar do filme é sempre muito bom.
Tudo se passa no final deste século quando um velho e "poderoso milionário" já com poucos anos de vida mantém aquelas perguntas e duvidas universais relacionadas com a hipotética vida eterna e com a criação da vida como a conhecemos. Isso fará com que a nave Prometheus parta em busca de respostas num distante planeta onde acabará por encontrar uma raça de "Space Jockeys" parecidos em tudo com a forma humana.

Visualmente muito bom e com um ambiente e uma fotografia fantástica visível desde os primeiros segundos do filme, Prometheus é uma obra de ficção cientifica ímpar e que provavelmente daqui por alguns anos ganhará novos significados...


Não é fácil substituir uma Ripley e talvez comece por aqui ainda assim alguns pontos menos bons de Prometheus. A sueca Noomi Rapace não consegue fazer esquecer Ripley, mas esta lá para ser porventura a nossa astronauta favorita. E como sempre não falta o android misturado com os humanos. David (Fassbender) têm a melhor personagem de Prometheus sendo fácil dizer por isso que é o melhor interprete do filme. Do restante elenco tive bastante dificuldade em reconhecer Guy Pearce! Já a Charlize Theron aparece com uma personagem pouco desenvolvida juntamente com as restantes...

Prometheus é sem duvida uma prequela de Alien fazendo uma boa ligação com esse filme de 1979. Não querendo dizer que Alien seja a sua continuação muito pelo contrario! Alien é apenas um pequenote acontecimento na historia de Prometheus! E isso é tão fascinante que posso dizer que entre teorias a existência do Alien pode muito bem estar relacionada com a continuação da vida no planeta terra. Político, religioso ou filosófico, este Prometheus têm pois material que chega e sobra para fazerem sequelas próprias sem precisarem de recorrer a qualquer Alien como podíamos anteriormente esperar.

Adoro este tipo de filmes... isto é sair de barriga cheia do cinema!

2 comentários:

  1. Ó pá, esta deve ser das mais cativantes e acertadas criticas já lidas por mim sobre este grande filme. Totalmente em sintonia em tudo.

    "Alien é apenas um pequenote acontecimento na historia de Prometheus! E isso é tão fascinante que posso dizer que entre teorias a existência do Alien pode muito bem estar relacionada com a continuação da vida no planeta terra. Politico, religioso ou filosófico, este Prometheus têm pois material que chega e sobra para fazerem sequelas próprias sem precisarem de recorrer a qualquer Alien como podíamos anteriormente esperar."
    O quanto concordo com tudo, tudo, tudo... especialmente o que está neste excerto.

    O filme é mesmo MUITO BOM. 8/10!!!
    Que venham mais assim, caramba!

    Força Nuno (tenho estado sempre a acompanhar o teu espaço - é um dos blogs que tenho no Reader num separador dos blogs em destaque...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É ArmPaulo realmente este Prometheus têm muito sumo sendo difícil até prever o rumo de algumas sequelas ou prequelas já que eles podem fazer de tudo ;)

      Não gostava tanto de um filme SciFi desde o District 9.

      E obrigado pelos comentários.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: