sábado, 3 de março de 2012

Cinnamon Desktop no Ubuntu... yup ;)

Parece que agora finalmente acertei no substituto do ambiente de trabalho padrão do Ubuntu que como todos sabem é o polémico Unity...

Cinnamon Desktop é um ambiente de trabalho novo e moderno desenvolvido pelos Geeks do Linux Mint. Isto aconteceu quando o adorado Gnome 2 "em tempos o ambiente padrão do Mint" foi descontinuado por um Gnome 3 que não é mais nem menos do que uma espécie de Unity!! E a rapaziada do Mint bem que parece concordar connosco que achamos o Unity e o Gnome 3 pouco práticos para usar num computador de secretaria.

A verdade é que estamos mesmo numa altura em que parece existir grande confusão entre tablets e desktops com toda a gente a inventar... veja-se até o caso da Microsoft com o Metro no Windows 8 ;(


Este Cinnamon Desktop demonstra bem o caminho de sucesso que a distribuição do Linux Mint conhece actualmente... e mais uma vez eles arranjaram uma solução "fácil" para o futuro ambiente de trabalho do Linux Mint e de outros como o Ubuntu... ;)

Cinnamon Desktop é um ambiente de trabalho muito idêntico ao Gnome 2, ou ao Gnome clássico que todos nos gostávamos de manter no Ubuntu. Leve e muito personalizável, com excelente desempenho mesmo usando alguns efeitos minimalistas que ajudam ao seu bom aspecto.


Como actualmente já utilizo este ambiente de trabalho no meu Ubuntu 11.10 tinha que sair a recomendação aqui no blogue com o respectivo PPA para instalação:

sudo add-apt-repository ppa:gwendal-lebihan-dev/cinnamon-stable
sudo apt-get update 
sudo apt-get install cinnamon

Estou mesmo adorar este desktop simples e pratico que me deixa abrir e trocar de janelas como eu gosto! Por mim o Unity vai continuar encostado... E vocês que acham ?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: