sexta-feira, 20 de maio de 2011

Alt-F - Firmware alternativa para D-Link DNS323

Alt-F é uma firmware alternativa para a Dlink DNS323 e outros discos de redes compatíveis como por exemplo a Conceptronic CH3SNAS.

Esta firmware é possível a partir do desenvolvimento de hacks que apareceram através do fun_plug. Um método de executar software que a própria D-Link deixou em aberto para a comunidade desenvolver. Mas Alt-F firmware vai muito mais além, permitindo substituir completamente a firmware oficial.


Pode-se rodar esta firmware de duas maneiras, efectuando o flash, ou se não quiserem correr esse risco é possível de correr a Alt-f em cima da firmware oficial! Sem ser preciso "flashar" e sem perder garantias  ou correr os tais riscos dai provenientes.

Possuindo um Kernel mais recente, Alt-F é uma firmware com extras e funcionalidades que não temos na firmware oficial. Por ser compatível com outros NAS com o mesmo hardware da DNS323 como a minha CH3SNAS. Esta firmware é o sistema que tenho actualmente na CH3SNAS. (Flashed).


Suporta Samba e NFS, suporta sistemas de ficheiros ext2/3/4, VFAT, NTFS e ISO9660. RAID 0, 1, 5 (com disco USB externo!!!!!) e JBD, rsync, ftp, sftp, ftps, ssh, lpd, DNS e DHCP servers, DDNS, controlo de luzes e do fan interno. Gestão de discos e possibilidade de instalação directa a partir da administração web de pacotes de software adicionais e mesmo de um sistema Debian Linux completo!!!


Ou seja uma firmware capaz de dar funcionalidades a baratucha DNS323 que só são encontradas em NAS bastante mais caros. Alt-F firmware veio dar uma nova vida a minha velhinha CH3SNAS. Totalmente recomendada a todos os possuidores da Dlink DNS 323 ou da Conceptronic CH3SNAS que queira retirar mais dessas caixas de discos de rede!

Como curiosidade, esta firmware, este projecto, é desenvolvido por um Português, o João Cardoso ao qual deixo aqui os meus sinceros agradecimentos pelo excelente projecto.

Links:
Alt-F Site Oficial
Hack Forum

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: