quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O principio do fim do Windows ?

Hoje ao conhecer o primeiro notebook com o Chrome OS da Google, o Cr-48. Mais do que a novidade em si, eu só conseguia pensar no Windows tal como conheço hoje... e na Microsoft...


Nos últimos tempos às novidades têm sido quentes. Se no outro lado do Atlântico temos já a consola do Onlive, por cá já temos o MeoGames. Tudo serviços que vão nos encaminhar para a internet global e para processamento remoto.

Vamos começar a pensar mais na nossa largura de banda em detrimento das capacidades do nosso hardware. E sim vamos usar ainda mais o browser do que já usamos hoje em dia.

O browser será o sistema operativo do futuro e o interface principal da maquina que aceda a net. Se actualmente já muitos utilizadores usam o Browser como uma percentagem fracamente esmagadora sobre qualquer outra aplicação nos computadores pessoais, amanhã essas aplicações passarão a estar acessíveis através do próprio Browser com todas às tarefas a serem processadas remotamente.

Com todo este cenário a malta dos jogos pode começar a fazer continhas porque às dispendiosas trocas de placas gráficas vão-se acabar ou pelo menos podem tornar-se desnecessárias...

Componentes informáticos à venda vão ser em menor numero e computadores com drives de média ou com discos rígidos internos ainda vão ser menos.  Os nossos preciosos dados e documentos vão estar todos guardados remotamente e acessíveis a partir de qualquer lugar! E antes que pensem em privacidade pensem apenas que é uma questão de adaptação.

O Chrome OS é um pouco disto tudo, e curiosamente chega no ano em que se espera uma grande invasão de Tablets ou de computadores de sofá como eu gosto de lhes chamar.

Estes computadores de sofá não vão só revolucionar como também com alguma certeza serão os responsáveis pela quebra de vendas "óbvia" dos computadores pessoais e dos portáteis a partir do próximo ano. Ou isto não será o Facebook a ganhar mais adeptos no ecrã do iPad e os vídeos do Youtube a serem visualizados nos Tablets Android ? 

E este é só o primeiro ponto para que percebam que deixarão de estar dependentes da utlização do vosso computador pessoal para fazerem aquilo que mais gostam... "aka Windows"

E então no meio dos Chrome OS e dos Tablets PC onde é que estão os produtos da Microsoft ? Eu não conheço novidades nenhumas nesta campo e mesmo caso venham a existir vão partir já atrasadas em relação a concorrência. 

A evolução tecnológica e todos os avanços na nuvem computacional podem marcar o principio do fim do Windows. E não me parece que a Microsoft vá mudar o caminho obsoleto em que o Windows se encontra actualmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: