quinta-feira, 9 de abril de 2009

Ch3snas - Explorador de ficheiros num navegador web.

Aceder os ficheiros dos discos rígidos no NAS via browser é algo que em algumas ocasiões se torna bastante útil, sem ser preciso entrar directamente através de um comum explorador de ficheiros nos discos de rede.

Desde há algum tempo vinha usando o Dolphin, um pequeno script escrito em php para o efeito, mas sempre lhes achei a falta do arrastar e mover ficheiros através de uma árvore de directórios, como conhecemos bem do Windows. É aqui que entra o eXtplorer, o mais recente gestor de ficheiros em php que descobri, este com muitas mais funcionalidades:


O eXtplorer, para rodar necessita claro de um servidor web e do php instalado, na ch3snas estes requisitos ganham-se com uma instalação do fun_plug, caso não tenha esta instalação na ch3snas, veja aqui como proceder.
  • Assim faça o download do eXtplorer para o disco do seu computador, faça a extracção do ficheiro e dentro da pasta extraída, outra extracção do ficheiro scripts.tar.gz, de modo a que tudo fique: /eXtplorer/scripts/
  • Mova a pasta eXtplorer para dentro da pasta do servidor web, que na ch3snas e com a instalação do fun_plug é o lighttpd, a pasta é /www/pages/, então fica /www/pages/eXtplorer/
Ultimo passo, abra uma sessão de telnet e vamos mover as definições do php: (copiar e colar)

cp /mnt/HD_a2/ffp/etc/examples/php.ini-recommended /mnt/HD_a2/ffp/etc/php.ini

Não é necessario mas, reiniciar o servidor Web:

/ffp/start/lighttpd.sh restart

E pronto atravês do seu navegador web digite: http://ip_do_seu_nas:8080/eXtplorer/

O User e a password por defeito é admin, logo após o primeiro log in, pode e deve alterar a password, bem como criar novos utilizadores, configurar permissões e respectivos directórios visíveis. ..........e agora finalmente podemos arrastar e largar.

NOTA: O eXtplorer possui entre outras, a capacidade de criar e extrair arquivos, e o modo de cliente de FTP, estas duas funções não estão ainda a funcionar só com esta pequena instalação.
Estas intruções servem ou serão semelhantes para a ch3snas ou para qualquer Router ou NAS fun_pluged, bem como outros aparelhos que usem por exemplo os pacotes optware, como o famoso PopCornHour.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: