quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Repositorio com Kernel optimizado para os Ubuntu eeepc.


Com a chegada em massa dos Netpc, incluindo os originais Asus eeepc e as varias distribuições Linux e Ubuntu optimizadas para estes computadores mais "limitados" como o Ubuntu-eee ou o Eeebuntu. Foi criado recentemente um novo e excelente repositório com vários Kerneis e outros pacotes optimizados especialmente para estes computadores.
Em Array.org, existem principalmente 2 compilações de Kernel, a eeepc e a eeepc-lean:

Enquanto que a eeepc é um Kernel compilado o mais próximo do original kernel das distribuições do Ubuntu, onde foram retiradas algumas funções mas onde é assegurada a compatibilidade para outros dispositivos e hardware semelhantes aos eeepc e etc. Já a eeepc-lean e um kernel compilado basicamente só com os módulos e drivers do hardware que fazem parte da família da Asus.

Posso afirmar que depois de instalar a versão eeepc no meu Asus N10 notei ligeiro aumento de rapidez, utilizo a 2.6.27-8-eeepc que é originalmente desenvolvida para o Intrepid mas eu estou a usa-lá no meu Hardy LTS.
Não existe problema e normalmente tenho sempre 2 a 3 versões diferentes de kerneis instalados depois é escolher no menu de arranque do Grub qual quero utilizar.

Podem ver as instruções de instalação aqui, e adicionem o repositório correcto conforme a distribuição que estão a utilizar.

O Meu N10 esta agora cheio de saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: