quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Lightpack do ebay - Primeiras impressões

E agora que já tenho o meu kit de leds lightpack montado, já tenho também obviamente uma opinião mais formada em relação ao mesmo. 
Na passada quinta-feira tinha escrito no artigo que ficava a espera do fim-de-semana para o montar e testar. Mas o que realmente acabou por acontecer, foi que na noite de sexta-feira lá tive que dormir menos duas ou três horas... ehehe ;)


A experiencia nestes primeiros 5 a 6 dias é só em ambiente Windows. Como tinha dito, este conjunto de leds é para a sala e para o meu HTPC, Steam Machine que obrigatoriamente roda Windows.

Acontece que acabei em primeiro lugar por experimentar sem "montar" na minha maquina de uso diário com o Ubuntu Linux. Depois de instalado o software nada funcionava. Corri logo a testar o kit no windows. Continuava a não funcionar, nem os leds acendiam, e o software transmitia-me uma mensagem de "Lightpack not detected" Comecei a pensar que tinha caído no conto do vigário com um pack de leds barato feito em casa.

Um saltada no Google e logo comecei a perceber que existe problemas com algumas versões de software vs firmware do chip da placa. Direcionei-me então para o site do lightpack, e toca a descarregar mais versões do software Prismatik. Instalada a ultima versão 5.10.6 e pimba leds acessos. Tudo esta bem documentado no site. Inclusive são disponibilizadas updates de firmware para o pequeno chip da placa, que no meu caso não foi preciso pois encontra-se na ultima versão.

Na montagem dos leds, estes possuem uma película colante (tipo fita-cola) que serve o proposito de os colar na traseira do LCD. É fácil e em pouco mais de 10 minutos colei às 10 fitas (9 leds cada uma). Porque o meu LCD na realidade é um Plasma bem quente, reforcei a colagem com fita por cima não fossem vir a descolar por causa do calor.


O colocação dos leds não precisa ser por ordem, nem existe qualquer marcação que indique uma ordem pela qual se devem montar. Tudo é feito depois no software em que dá para "ajeitar" qual é qual ficando depois tudo gravado num perfil no software Prismatik. No entanto recomendo a colocarem tudo por ordem. Mas para isso é necessário ligarem uma fita de cada vez identificando-a com uma marcação física feita por vós que indique essa mesma ordem.

Com tudo por ordem (foi como fiz) é mais fácil passar a parte chata da configuração que é acertar às zonas de captação e o tamanho das mesmas. E que em caso de formatação do software ou perda do perfil guardado, é bem mais rápido voltar a configurar tudo de novo se as fitas estiverem por ordem.


O software têm bastante opções não só para às zonas a captar como para luminosidade das luzes, acerto individual das cores RGB de cada fita e etc. Ora isto torna-se chato porque estranhamente não existem perfis já criados e aquela sensação de começar tudo de novo esta sempre presente. Eu resolvi isto efetuando logo um backup do perfil criado ;)

A imagem em baixo mostra a minha configuração: Três fitas em cima, três em baixo e duas em cada lado. A ordem 1,2, 3, 4... até ao 10, bate certo com a ordem das fitas na tal identificação que fiz antes de às colar no Plasma. Depois aquelas zonas coloridas são ajustáveis em posição e tamanho e foram colocadas por mim em retângulo ao centro da imagem.


Isto porque é nessas zonas que existe a leitura que resulta na cor das leds correspondentes. Por exemplo se tivesse deixado tudo nos cantos quando estivesse a ver um filme em 16/9 com às barras pretas em cima e em baixo, só os leds montadas de lado acenderiam. Claro que com esta explicação não convém nada ter zonas muito grandes de captação pois isso diminuirá consideravelmente a variação de cor nas leds. Ou todas acenderão sempre com cores iguais.

Há muita configuração e muitas combinações que podem ser feitas, e vários perfis que podem ser criados. Seria interessante existir algum tipo de atalho ou combinação de teclas para mudar entre perfis criados, mas ainda não descobri nada em relação a isso. No entanto a configuração que arranjei têm resultado e estou satisfeito.


O software Prismatik têm também um modo de luzes tipo arvore de natal. Neste modo os leds vão sempre mudando de cores salteadamente e a uma velocidade ajustável e que gera um efeito muito engraçado. Tudo isto independentemente do que se passa no ecrã.

A luminosidade dos leds também é ajustável, sendo praticamente insuportável no modo mais claro para a vista. Diminuindo essa luminosidade as cores são mais vivas e reais e os nossos olhos agradecem. Coisa que também fiz foi diminuir a cor Azul em todas às fitas pois achei que estava um pouco exagerada. Mas isto são tudo coisas que vão variar conforme a vista de cada um... acho eu ;)

Em matéria de jogos experimentei 5 ou 6 jogos e só funcionou com um (Tomb Raider 2013). Penso que só funciona ou li algures que só jogos DirectX 10/11 é que dão. De resto em ambiente Windows funciona sempre, explorador, browser, Steam Big Picture tudo OK.

No XBMC instalei o script/addon do Lightpack e com esse é possível ativar ou desativar os leds a partir do próprio XBMC. Agora não sei e se é obrigatório instalar esse script para termos o lightpack funcional no XBMC. Afinal ainda só tenho alguns dias de utilização ;)

Depois o que é vital é ter uma parede branca por trás do LCD. Com 10 a 20 cms de distancia, e com leds em redor de toda a moldura os resultados são muito bons. Se o LCD estiver pendurado e só com parede branca em redor dele os resultados parece-me que podem ser excelentes. E digo isto porque eu não tenho todas essas condições. O meu Plasma encontra-se num canto, e a frente dele por baixo tenho uma barra de som que esconde alguma luminosidade dos leds colocados em baixo.

Este kit com as 10 fitas de leds, cada uma têm aproximadamente cerca de 30cms de comprimento. E isto é uma ajuda que deixo para saberem quantas precisam sem começarem a sobrepor umas nas outras. O que pode ser feito à mesma já que o software permite a configuração individual e com vários kits ao mesmo tempo.

De resto e porque já me estiquei na escrita um pouco, recomendo a compra deste kit de leds se é algo do gênero que procuram. O preço é muito bom e caso encontrem mais barato é favor deixarem nos comentários.

O que não correu bem foi a captação de videos para colocar aqui, mas pronto isso é algo secundário...





5 comentários:

  1. Desde que comprei a minha primeira Philips com Ambilight que já não sei viver sem esta feature. Só se percebe depois de se experimentar, as pessoas quando dizemos que temos luzes por trás da televisão, dizem que isso não serve para nada, o quão enganadas estão...

    Ainda bem que com estes kits não ficamos limitados às Philips.

    ResponderEliminar
  2. E relativamente ao Linux, em que ficamos?
    Roda ou não toda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não voltei a experimentar. Inicialmente a versão do software que não funcionou no Ubuntu foi a mesma que não funcionava no Windows.

      Mas Luis, isto até é suposto funcionar no Raspberry Pi, por isso não vejo porque não funciona. É mesmo só algumas incompatibilidade de software vs firmware que até podem estar já ultrapassadas. ;)

      Eliminar
  3. Como ele pega as imagens da tv e reflete pelos leds?
    O USB vai na USB da TV?
    Eu quero comprar um pelo ebay mas não entendi essa parte da instalação so software. Como eu configuro ele para que reflita o que esta passando numa TV LG por exemplo?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Popular no Blogue: